Proporcionar aos mais novos a oportunidade de contacto com a natureza é um dos conselhos de especialista em educação.
O contacto com a natureza, o relacionamento com outras crianças e a ruptura com o ambiente escolar são alguns dos aspectos a ter em conta na organização das férias dos mais novos, disse à Lusa Beatriz Pereira, especialista em educação e lazer.
"Se for possível, todas as actividades de Verão devem ter uma componente fortíssima de ar livre e de relacionamento com a natureza. Temos afastado as crianças do ambiente natural, que também é fonte de aprendizagem", considera Beatriz Pereira, professora da Universidade do Minho.
Este contacto com a natureza deve ser estimulado tanto nos casos em que os pais podem ficar com as crianças como nas situações em que optam por as colocar em campos de férias ou oficinas de Verão. "Quando os pais não têm condições para ficar com as crianças, não vale a pena lamentar. O que é preciso é encontrar as melhores soluções, e essas passam pelas actividades ao ar livre", destaca a investigadora.
Deixar as aulas completamente de lado é outra das recomendações da professora.
As férias podem e devem ser aproveitada para "iniciação dentro da área de interesses da criança", em actividades que, normalmente, elas continuam durante a juventude ou idade adulta, como o xadrez ou a vela. Estreitar a relação entre pais e filhos, em passeios conjuntos, é outra boa opção.
in Diário de Notícias, 14 de Junho 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário